O Italian Greyhound

Origem do Italian Greyhound

A origem do Italian Greyhound (também chamado de Pequeno Lebrel Italiano ou Galgo Italiano) é bastante controversa e historiadores se apóiam em estudos arqueológicos para afirmar que o Italian Greyhound teria 5 mil anos de existência. Esses estudo se baseiam em afrescos e esculturas encontrados na região do Oriente Médio e Ásia. De maneira geral, são considerados a mais antiga (e mais bem sucedida) tentativa de miniaturização de um raça canina.


Desenvolvimento da Raça

Apelidado de ´pássaro de quatro patas´, são muitas as teorias sobre como o Galguinho Italiano teria chegado em Roma, onde realmente teve um enorme desenvolvimento e sua presença está bem documentada desde o século I a.C, através de documentos e esculturas, como a que pode ser visitada no Museu do Vaticano, na qual mostra um cão sentado numa pose aristocrática e graciosa. Durante o período do renascimento, vários artistas incluíram o Italian Greyhound em seus trabalhos.

Por sua graça e delicadeza, conquistou durante anos um lugar de destaque em várias cortes européias: foi um dos cães favoritos de Frederico I, Catarina de Médicis e Luis XIV. Frederico, o Grande, Imperador da Prússia, tinha um enorme plantel de Italian Greyhound, estimado em pelo menos 30 exemplares. Também na Inglaterra, onde os Galgos sempre foram muito admirados, o Italian Greyhound conquistou uma legião de fãs, especialmente entre os artistas da época, que, provavelmente, conheceram os pequenos galgos em suas viagens à Itália.

Função

Existem dúvidas sobre a função original do Italian Greyhound: se foram utilizados para caçar pequenos animais ou se eram cães de companhia. As duas teorias estão corretas. Muitos Italian Greyhounds têm um forte instinto de caçador. Outros, porém, não o possuem. Desde o século XIX, não são criados com esta finalidade. Eles tornaram-se animais de estimação bastante caseiros, em tempos em que não haviam inventado o aquecimento central, logo seus pequenos corpos quentes eram aconchegantes em uma cama fria.

Expansão pelo mundo

O primeiro Italian Greyhound foi registrado nos EUA em 1886, mas a raça ainda permanece rara nos dias de hoje. No Brasil os Italians Greyhounds são menos populares que outras raças ‘aparentadas’, como o Whippet, mas graças ao seu temperamento adorável e porte pequeno, a raça tem experimentado uma expansão no número de admiradores.


Características físicas

O padrão atual do Italian Greyhound foi elaborado apenas em 1968, quando se determinou a altura máxima de 38cm na cernelha (ponto de junção do pescoço e tronco). Trata-se de um cão de porte pequeno.

O galguinho italiano tem uma pelagem muito curta e fina, faz com que as escovações não sejam uma necessidade constante. Este tipo de pelagem também faz com que quase não tenham “cheiro”. A higiene do Italian Greyhound é muito simples e um banho eventual é mais do que suficiente.

Fonte: The Dog´s Times

...

O Padrão da Raça


Resumo

Classificação FCI: Grupo 10: Lebréis.

Seção 3 - Lebréis de Pelo Curto.
Sem prova de trabalho.

Utilização: Cão de Corrida

País de origem: Itália

TRADUÇÃO: Claudio Nazaretian Rossi.

REVISÃO: José Luiz Cunha de Vasconcelos.


Resumo histórico

O pequeno Greyhound Italiano descende dos pequenos “sighthounds” (lebréis) que já existiram no antigo Egito na corte dos Faraós. Passando pela Lacônia (Grécia), onde numerosas representações em vasos e tigelas confirmam isto, a raça chegou à Itália no início do século V A.C. Seu maior desenvolvimento ocorreu durante a era do Renascimento na corte dos nobres. Não é raro achar o Pequeno Lebrel Italiano representado em pinturas dos maiores mestres italianos e estrangeiros.

APARÊNCIA GERAL: De forma delgada, seu corpo se ajusta em um quadrado. Embora de tamanho pequeno, caracteriza integralmente um “sighthound” (lebrel) miniatura: o protótipo de refinamento e elegância. Pode ser considerado um modelo de graça e distinção.

PROPORÇÕES IMPORTANTES: Seu comprimento é igual ou, apenas, inferior a altura na cernelha. O comprimento do crânio é igual a metade do comprimento da cabeça. O comprimento da cabeça pode atingir 40% da altura na cernelha.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Vivaz, afetuoso, dócil.


CABEÇA:  De forma alongada e estreita.

REGIÃO CRANIANA

Crânio: Plano, com os eixos superiores do crânio e do focinho paralelos. O comprimento do crânio é igual à metade do comprimento da cabeça, que tem os lados ligeiramente arredondados. Região sub-orbital bem modelada. Os músculos da cabeça não devem apresentar aparência pesada. Arcadas superciliares marcadas. Occipital não proeminente. Sulco mediano apenas ligeiramente marcado.
Stop: Depressão nasal frontal apenas levemente marcada.

REGIÃO FACIAL

Trufa: De cor escura, preferivelmente preta, com narinas bem abertas.
Focinho: Cônico.
Lábios: Finos e aderentes, com as bordas pigmentadas e bem escuras.
Maxilares / Dentes: Maxilar alongado e incisivos bem alinhados, em forma de coroa, fortes em relação ao tamanho do cão. Dentes saudáveis e completos, inseridos perpendicularmente ao maxilar; mordedura em tesoura (isto é, os dentes superiores recobrem os dentes inferiores e são inseridos ortogonalmente aos maxilares).
Bochechas: Secas.
Olhos: Grandes, arredondados e expressivos, posicionados sub-frontalmente, nem inseridos profundos, nem salientes. Íris de cor escura; borda das pálpebras pigmentadas.
Orelhas: Inseridas muito altas, pequenas, com cartilagem fina. Dobradas sobre si mesmas e portadas bem para trás da nuca e na parte superior do pescoço. Quando o cão está em atenção, a base da orelha é ereta e o seu lóbulo tende a projetar-se lateralmente na horizontal, posição comumente chamada de “orelhas voadoras” ou “orelhas em hélice”.

PESCOÇO: A nuca é ligeiramente arqueada e quebrada em sua base na cernelha. A linha do pescoço é levemente convexa. Pescoço de comprimento igual ao da cabeça, com a forma de um cone truncado, bem musculoso. Pele aderida e sem barbela.

TRONCO: Seu comprimento é igual ou ligeiramente inferior a altura na cernelha.
Linha superior: reta, de perfil, com a região dorso-lombar ligeiramente arqueada. A curva lombar funde-se harmoniosamente na linha da garupa.
Cernelha: Muito bem definida, com as pontas dos ombros posicionadas bem próximas.
Dorso: Reto, bem musculoso.
Lombo: Ligeiramente arqueado.
Garupa: Bem inclinada, larga e musculosa.
Peito: Estreito, sólido, mas elegantemente modelado, com costelas ligeiramente arqueadas. Profundo, descido até os cotovelos.
Linha inferior e ventre: O arco esternal muito curto é acentuado e se eleva suavemente para o ventre.

MEMBROS:

ANTERIORES
Aparência geral: No conjunto, são retos e verticais, com musculatura seca.
Ombros: Ligeiramente oblíquos com músculos bem desenvolvidos; músculos longos, esguios e salientes.
Braços: Com um ângulo escápulo-umeral muito aberto paralelo ao plano mediano do corpo. Os braços são ligeiramente mais longos que as escápulas.
Cotovelos: Não virados nem para dentro, nem para fora.
Antebraços: Retos. Estrutura óssea refinada, plana e esguia; em perfeita posição paralela, tanto visto de frente quanto de perfil. Sulco bem evidente do carpo ao cotovelo. Seu comprimento medido do solo ao cotovelo é ligeiramente mais longo que a distância do cotovelo à cernelha.
Metacarpos: Secos. Vistos de perfil, são ligeiramente oblíquos.
Patas: De forma quase oval; pequenas, com dedos arqueados e bem fechados.
Almofadas não volumosas, pigmentadas. Unhas pretas ou escuras de acordo com a cor da pelagem ou a cor das patas, onde o branco é tolerado

POSTERIORES:
Aparência geral: Bem angulados. Vistos por trás, em seu conjunto, são retos e paralelos.
Coxas: Longas, esguias, não volumosas, com distintos músculos.
Joelhos: Sólidos e firmes.
Pernas: Muito inclinadas, com uma estrutura óssea refinada e com sulco aparente entre os músculos da perna. São um pouco mais compridas que a parte posterior da coxa.
Metatarsos: Vistos por trás, devem ser paralelos.
Patas: Menos ovais do que as patas anteriores, com dedos arqueados e bem fechados; almofadas não volumosas e unhas pigmentadas como nas patas anteriores.

MOVIMENTAÇÃO:  Elástica, harmoniosa; trote ligeiramente elevado, cobrindo o solo. Isto significa que as pernas anteriores devem se mover para frente, com bom alcance e com os metacarpos ligeiramente levantados e dobrados. Galope rápido, com um forte arranque.

PELE: Fina e bem aderente sobre todas as partes do corpo, exceto nos cotovelos, onde a pele é ligeiramente menos aderente.

PELAGEM
Pelo: É curto, sedoso e fino sobre todo o corpo, sem o mínimo vestígio de franjas.
Cor: Unicolor preto, cinza e isabela (amarelo pálido / bege), em todos os tons possíveis. Branco é tolerado somente nas patas e no peito.

TAMANHO/PESO

Altura na cernelha: Machos e fêmeas de 32 a 38 cm.
Peso: Machos e fêmeas: máximo 5 kg. altura na cernelha: 

FALTAS: qualquer desvio, dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção da sua gravidade. 

  • Continuado passo de camelo.
  • Movimento de “hackney” (movimento alto com os anteriores).
  • Movimento próximo do solo, com passos curtos

FALTAS DESQUALIFICANTES: 

  • Agressividade ou timidez excessiva.
  • Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento Deve ser desqualificado.
  • Acentuada convergência ou divergência dos eixos crânio-faciais.
  • Trufa totalmente ou parcialmente despigmentada.
  • Cana nasal côncava ou convexa.
  • Mordedura prognata superior ou inferior.
  • Olhos porcelanizados; total despigmentação das pálpebras.
  • Cauda portada sobre o dorso; sem cauda ou cauda curta, tanto a congênita quanto a artificial.
  • Ergôs.
  • Pelagem de diversas cores; exceto branco no peito e patas como mencionado acima.
  • Tamanho abaixo de 32 cm ou acima de 38 cm, tanto nos machos como nas fêmeas.

NOTA: Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

Dicas e Cuidados



Um lugar onde se vivencia  amor em tudo o que se faz. Afinal, já diz o ditado: “aquele que semeia amor, deixa saudade”. E assim é a nossa criação de galgos italianos. Repleta de amor, dedicação e responsabilidade com a saúde linhagem pura da raça. Temos, como missão, a excelência na criação de galgos italianos e, para isso, fazemos uma criteriosa seleção de matrizes todas importadas, com ninhadas saudáveis, mantendo assim, nosso rigoroso comprometimento com a cinofilia.

Nossos galgos são criados para serem membros da sua família, portanto é importante que haja este primeiro contato antes de levá-los para casa, damos uma aula em nosso canil com todas as informações importantes para uma rápida adaptação. Mas já o alertamos: você irá se apaixonar loucamente.


Transporte aéreo

Por ser um cão de pequeno porte, os Galguinhos podem, na maioria das companhias aéreas, viajar com seu dono dentro da cabine da aeronave, desde que instalado em caixinha própria de transporte. Não se esqueça de fazer a reserva prévia, na compra da passagem, informando que pretende levar um cão na cabine porque há limites 2 cães por vôo. 

O animal deve portar carteirinha e vacinas e documento do microchip.

Envio do animal a outros Estados ou Países

Para os interessados em adquirir um exemplar que residam em outros estados do Brasil ou no Exterior, o pet pode ser levado pessoalmente ao local de destino ou aeroporto mais próximo do novo proprietário, após prévio acordo. Não despachamos os pets sozinhos nem no porão do avião. Somente acompanhado dentro da cabine.

Toda documentação necessária para o transporte aéreo é providenciada pelo Canil Zirí -Zirí.


Eu gosto mesmo é de estar livre e brincar!


Ofereça brinquedos próprios para seus cães, assim diminuímos o risco de nos primeiros meses de idade ele se interessar pela mobília e objetos da casa.


Eu não entendo porque minha família me pune deixando o dia todo preso e sozinho.


Um galguinho Italiano não é uma raça que fica bem quando está sozinho. Ensina-lo a permanecer poucas horas é necessário, porém, ficar o dia todo pode causar stress, ele pode destruir objetos da casa bem como entrar em pânico e pular nas portas e janelas e chegar ao extremo de uma fratura de pata.

Antes de adquirir um cãozinho, pense como será o seu dia a dia.





...

FAQ- Perguntas Frequentes



Inteligente, elegante, sofisticado, um cão muito ágil. Carinhosos e extremamente afetuosos com os donos e familiares.

Adoram brincar ao ar livre, correr e tomar sol, porem se adaptam muito bem em apartamentos.

Com os galguinhos precisamos ter um cuidado a mais pois eles são frágeis,  acompanhar sempre de perto suas corridas por conta da velocidade alcançada.

Sim! Os Galguinhos não tem muita gordura corporal e o pelo é bem curtinho... mas eles adoram usar roupinhas para esquentar.

Um dos cuidados mais importantes que se deve ter com um galgo é: saúde bucal. É de grande importância que o tutor escove pelo menos três vezes por semana, pois a raça tem grande propensão ao tártaro. É importante também mantê-los sempre aquecidos.

Os Galguinhos não devem ser deixados em confinamento. Eles preferem lugares com bastante espaço

O dono ideal para um Italian Greyhound é, normalmente, um adulto e que tenha uma vida organizada, para que o animal fique o menor tempo possível sozinho. Mas eles se adaptam super bem a casas com crianças, desde que elas sejam bem educadas e que não façam brincadeiras brutas porque os Galguinhos são cães bem sensíveis.

Sim! Os galguinhos são muito amorosos e adoram brincar com outros animais. Mas é importante tomar cuidado com a brincadeira de cães com tamanhos muito diferentes porque eles podem se machucar sem querer.

Sim, nós vendemos para qualquer família que tenha responsabilidade e disponibilidade para cuidar, aonde quer que esteja.





A P O I O :